Blog

Setembro Verde e a prevenção do câncer de intestino

12/09/2018 por ·

Setembro Verde e a prevenção do câncer de intestino

Até 2020 são esperados mais de 15 milhões de novos casos de câncer no mundo. A estimativa é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta para os tumores de maior incidência entre homens e mulheres. Setembro Verde é uma campanha nacional que tem o objetivo de alertar e conscientizar os brasileiros s  obre a necessidade de prevenir o câncer de intestino. Ele é um dos tipos mais comuns no Brasil e no mundo – o segundo mais frequente nas mulheres (após o de mama) e o terceiro nos homens (após próstata e pulmão).

O câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, com 190 mil óbitos por ano. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 596 mil novos casos da doença surjam este ano. Destes, 34.280 casos serão somente de câncer de cólon e reto (intestino), cuja proporção será maior na região Sul.

Sintomas e prevenção

Na maioria dos casos, esse tipo de câncer surge como um pólipo (lesão frequentemente benigna) que cresce na parede do intestino. A remoção do pólipo é a melhor forma de prevenir o câncer, já que se isso não acontecer ele pode evoluir para a doença. Fique atento, pois outros sintomas podem aparecer como presença de sangue nas fezes, dor abdominal, náuseas e vômitos, emagrecimento e anemia.

Esse tipo de câncer é altamente curável, mas é preciso ressaltar a importância do diagnóstico na fase inicial da doença. A melhor forma de prevenir é ter uma vida saudável: comendo frutas, legumes e verduras, praticando exercícios físicos e bebendo muita água!