Blog

Coloproctologia – o que é e o que trata

24/10/2018 por ·

Coloproctologia – o que é e o que trata

A Coloproctologia é a especialização médica que estuda e trata cirurgicamente ou não as doenças do intestino grosso (cólon), reto e ânus. Colo (do latim colon ou do grego kólon) é a parte do intestino grosso situada entre o íleo e o reto.

Procto(do grego próktos) significa ânus/reto e logia (do grego logos), é ciência, estudo. A especialidade Já foi conhecida somente como Proctologia, mas com o tempo passou a ser melhor referida pelo termo completo Coloproctologia, passando a incluir também o estudo e abordagem das doenças do cólon.

O médico-cirurgião inglês John Arderne (1307-1380) é considerado o ‘pai’ da Coloproctologia. Foi ele o autor da primeira publicação sobre o assunto, sendo a mais famosa a que aborda o tratamento da fístula anal.

John é citado como um dos primeiros cirurgiões da Inglaterra e muitos dos protocolos por ele descritos ainda estão em uso hoje.

Entre as doenças mais comuns tratadas pelos coloproctologistas estão hemorroida, fístula anal, pólipos, síndrome do intestino irritável, câncer de intestino, retocolite ulcerativa e doença de Crohn.

O CMI Colorretal é referência na área e realiza cirurgias de preservação esfincteriana utilizando a via transanal, cirurgia do câncer colorretal e doenças anorretais, colonoscopia, manometria anorretal, tratamento minimamente invasivo do cisto pilonidal e tratamento minimamente invasivo da fístula anal.

O CMI atua com os protocolos de Cirurgia Minimamente Invasiva – técnica focada em assertividade, agilidade e eficácia, cujo resultado visa uma recuperação mais rápida. Entre em contato conosco: (47) 3246.1500 (Itajaí) ou (47) 3081-2200 (Balneário Camboriú).